terça-feira, 9 de agosto de 2011

Interatividade nos Blogs

A questão da interatividade nos blogs (de acordo com o Guia do Aluno - ProInfo Integrado, página 210)

Outra característica fundamental dos blogs é a interatividade, definida pela comunicação que se dá entre o autor e seus leitores, muitas vezes num processo cooperativo para melhorar o conteúdo do blog. O uso de enunciados interrogativos também explicita um convite aberto à participação do leitor na discussão dos temas nos blogs. As idéias são divulgadas para que sejam lidas e discutidas com outras pessoas (visitantes do blog).
“A interatividade característica do suporte é evidenciada nessa produção de escritos sobre si, veiculados de maneira pública pela Internet. Não se trata dos segredos do indivíduo, velados pelas práticas diaristas tradicionais. Os blogs são redigidos para que as histórias pessoais sejam compartilhadas abertamente” (Komesu, 2004, p. 117).
Outra característica importante nos textos veiculados nos blogs é a presença contínua de links que remetem ao endereço de e-mail do autor, a outros sites, onde as matérias originais mencionadas no blog estão disponibilizadas, como artigos, notícias, eventos, campanhas, vídeos e fotos. Um dos links funciona como um espaço para enviar comentários, que permite o contato de pensamentos e opiniões entre o leitor e o autor do blog.
Tais características são marcas que sinalizam a crença na necessidade da busca do “outro” em questões importantes para a construção do sujeito e para a atribuição de sentido às idéias e imagens, independente dos suportes materiais que se utilizem para a comunicação entre eles (Komesu, 2004, p.119).

Nenhum comentário: