Algumas características dos blogs (de acordo com o Guia do Aluno - ProInfo Integrado, página 208)
O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções (BliG - http://blig.ig.com.br; WebloggerBrasil, http://weblogger.terra.com.br); permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.
Lejeune (2000, citado por Komesu, 2004, p. 114) menciona o tratamento dado ao tempo, ao espaço e à estética como características importantes dos blogs.
A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos (em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrário).
Os blogs chegam a ser considerados como produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado.
Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há menções a locais determinados, para contextualizar as experiências sobre as quais se escreve.
Sobre a estética (design ou layout), existem alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço e a hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates (modelos prontos para serem usados). Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários.